PLANEJANDO NA INCERTEZA
A realidade é que a incerteza é a nova constante, com o mercado, a economia e as organizações evoluindo de maneira imprevisível.
Tentar adivinhar a estratégia perfeita para daqui a um, ou dois anos muitas vezes resulta em frustração, retrabalho e um desperdício significativo de recursos.
Não considerar a cultura organizacional ao estabelecer novas estratégias, é sonhar sem botar o pé no chão.
A nossa abordagem muda completamente a forma de planejar: ela mapeia o contexto sem reduzir demais, promove a inclusão do time no processo, utiliza poucos orientadores (sim, por que uma penca de diretrizes só serve para confundir), estabelece as prioridades de mudança e foca a energia na gestão das diretrizes.
É hora de encarar a incerteza e fazer com que ela seja uma fonte de aprendizado.
Todo ano vê desperdício de recursos e tentativas de justificar por que o planejamento não deu certo.
Você vê muito desalinhamento entre estratégia e execução.
Ninguém sabe que atividades priorizar.
Ninguém sabe o quão próxima a organização está de alcançar os objetivos que definiu.
Sente a desmotivação e insatisfação dos colaboradores, que ficam fora do processo e precisam gerir projetos que não entendem ou acreditam.
É PARA VOCÊ SE....
RESULTADOS ESPERADOS
Melhor aproveitamento dos esforços operacionais em atividades relevantes para a estratégia.
Ajuste constante da estratégia com a realidade do mercado, da concorrência e da organização.
Maior colaboração entre as áreas evitando o comportamento de silos organizacionais e otimizações locais de esforço.
Mais transparência da direção estratégica permeando as decisões em todos os níveis.
Mais agilidade e inovação, com equipes encorajadas a experimentar e adaptar suas abordagens à medida que aprendem com os resultados.
O QUE VAMOS TRABALHAR
FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO ADAPTATIVO
Introdução aos conceitos-chave do planejamento adaptativo e à necessidade de adaptabilidade em um mundo em constante mudança.
ANÁLISE DO AMBIENTE
Mapeamento das narrativas (internas e/ou externas), proporcionando uma compreensão mais profunda e rica das dinâmicas e interações.
COCRIAÇÃO DE ESTRATÉGIA E MAPEAMENTO DAS ATIVIDADES BUSINESS-AS-USUAL E INOVAÇÃO
Desenvolvimento de orientadores estratégicos como: Intenção, objetivos e resultados-chave. Adaptação das atividades às novas diretrizes.
MAPEAMENTO DE CAPACIDADES
Identificação e priorização de estrutura necessária para alcançar os objetivos, como novos papéis, áreas, processos e competências.
GESTÃO ADAPTATIVA
Definição de governança, rituais e ferramentas para a gestão do planejamento.
ficou com alguma dúvida?