CYRELA
Planejamento estratégico
DESAFIO
Fortalecer a mentalidade estratégica no time do Jurídico, uma área que, por tradição, é muito requisitada mediante imprevistos, e construir o planejamento estratégico do novo ano.
INTERVENÇÕES
Revisão da ferramenta de gestão de metas
Iniciamos nosso diagnóstico pela análise da ferramenta utilizada para o acompanhamento e gestão das metas. Como aquela ferramenta poderia apoiar melhor um olhar estratégico do time sobre os projetos e demandas da área? Com base em depoimentos do time e referência em ferramentas do mercado, propusemos ajustes no formato, atualizamos alguns conceitos e validamos a nova versão do documento com o time.

Atualização dos principais conceitos estratégicos
A partir do histórico de uso da ferramenta de gestão, identificamos oportunidades de atualizar alguns conceitos estratégicos com o time. Para isso, reunimos todos do departamento para explorar cada conceito com base nos estudos mais recentes do mercado e construirmos juntos a narrativa que direcionaria o próximo ano da área. O formato de narrativa contribuiu não apenas para conferir mais sentido mas para gerar mais engajamento e autonomia no trabalho.
Construção coletiva do planejamento estratégico
Com ferramenta e time atualizados, convidamos a todos para a mão-na-massa. Cada área do departamento teve a oportunidade de reavaliar suas metas e fazer propostas para o novo período. Tudo isso apoiado pelos colegas das outras áreas, muitas vezes com metas vizinhas ou compartilhadas, e pelo time de consultores.


CONDUÇÃO

CAROL
FERNANDES
É consultora organizacional, especializada em gestão adaptativa e design de modelos operacionais para times distribuídos. É formada em Coaching Ontológico pelo Instituto Appana, em Design pela PUC-Rio, tem pós graduação em Marketing pelo IBMEC. Tem especialização em Behavioral Economics pela Universidade de Toronto X e em Design para Sustentabilidade pelo Gaia Education. Possui certificação 6Ds, metodologia internacional de Treinamento e Desenvolvimento.

ROBERTO
SCIORTINO
É consultor em desenvolvimento humano e organizacional, com foco em cultura, estratégia e liderança. Especializações em Complexidade pelo Instituto Simplexidade, em Autogestão pela Sociocracy For All, em Teoria U pelo Presencing Institute, em Comunicação Não-Violenta pela Base Colaborativa e em Negócios Sociais pelo Yunus Center. Facilitador pelo Synergy Group de NY. MBA pelo Instituto de Empresa de Madri. Gestor de Projetos pelo Coppead-UFRJ. Bacharel em Comunicação Social com foco em Marketing pela ESPM-Rio.