top of page
RAÍZEN 
Design Cultural Adaptativo
DESAFIO

Criar maior alinhamento e sinergia entre os diretores da BU Raízen POWER, trabalhando mentalidade, comunicação e processos que geram mais transparência e autonomia.

INTERVENÇÕES 

Mapeamento das tensões criativas do time

Através de entrevistas individuais, colhemos informações sobre as maiores tensões criativas vividas hoje pelo time de liderança da Business Unit e criamos hipóteses de intervenção. 

b97896_64fada20515d43a38cd6d7f44faf2225~

Preparar o time para as mudanças

Em um off-site, trabalhamos questões de liderança, como autorresponsabilidade, comunicação e feedback. O processo foi complementado com uma constelação organizacional, que identificou tensões de forma não-verbal.

Mapeamento de polaridades

Mapeamos algumas situações paradoxais que estavam travando a sinergia e eficácia do grupo e criamos ações para liberar esses obstáculos, assim como indicadores para evitarem de cair nas mesmas armadilhas no futuro.

unnamed (4)_edited.jpg

Criação de experimentos

O grupo mapeou as principais tensões (problemas ou oportunidades) organizacionais da BU e identificamos as prioritárias. Cada pessoa do time ficou responsável pela criação e implementação de um experimento para ser executado, a fim de resolver e/ou administrar as tensões.

CONDUÇÃO

Carol_foto.jpg

CAROL

FERNANDES

É consultora organizacional, especializada em gestão adaptativa e design de modelos operacionais para times distribuídos. É formada em Coaching Ontológico pelo Instituto Appana, em Design pela PUC-Rio, tem pós graduação em Marketing pelo IBMEC. Tem especialização em Behavioral Economics pela Universidade de Toronto X e em Design para Sustentabilidade pelo Gaia Education. Possui certificação 6Ds, metodologia internacional de Treinamento e Desenvolvimento.

WhatsApp Image 2023-07-22 at 15_edited.jpg

ROBERTO

SCIORTINO

Consultor em processos de DHO, com foco em cultura, estratégia e liderança. Facilitador pelo Synergy Group de NY. MBA pelo Instituto de Empresa de Madri. Gestor de Projetos pelo Coppead-UFRJ. Bacharel em Comunicação Social com foco em Marketing pela ESPM-Rio. Especialização em Autogestão pela Sociocracy For All, em Comunicação Não-Violenta e Teoria U pela Base Colaborativa, em Negócios Sociais pelo Yunus Center e em Forças de Mudança na Economia Global pela Tuck School of Business de Dartmouth.

bottom of page