RAÍZEN
Design Cultural Adaptativo
DESAFIO
Criar maior alinhamento e sinergia entre os diretores da BU Raízen POWER, trabalhando mentalidade, comunicação e processos que geram mais transparência e autonomia.
INTERVENÇÕES
Mapeamento das tensões criativas do time
Através de entrevistas individuais, colhemos informações sobre as maiores tensões criativas vividas hoje pelo time de liderança da Business Unit e criamos hipóteses de intervenção.
Preparar o time para as mudanças
Em um off-site, trabalhamos questões de liderança, como autorresponsabilidade, comunicação e feedback. O processo foi complementado com uma constelação organizacional, que identificou tensões de forma não-verbal.
Mapeamento de polaridades
Mapeamos algumas situações paradoxais que estavam travando a sinergia e eficácia do grupo e criamos ações para liberar esses obstáculos, assim como indicadores para evitarem de cair nas mesmas armadilhas no futuro.
Criação de experimentos
O grupo mapeou as principais tensões (problemas ou oportunidades) organizacionais da BU e identificamos as prioritárias. Cada pessoa do time ficou responsável pela criação e implementação de um experimento para ser executado, a fim de resolver e/ou administrar as tensões.
CONDUÇÃO
CAROL
FERNANDES
É consultora organizacional, especializada em gestão adaptativa e design de modelos operacionais para times distribuídos. É formada em Coaching Ontológico pelo Instituto Appana, em Design pela PUC-Rio, tem pós graduação em Marketing pelo IBMEC. Tem especialização em Behavioral Economics pela Universidade de Toronto X e em Design para Sustentabilidade pelo Gaia Education. Possui certificação 6Ds, metodologia internacional de Treinamento e Desenvolvimento.
ROBERTO
SCIORTINO
Consultor em processos de DHO, com foco em cultura, estratégia e liderança. Facilitador pelo Synergy Group de NY. MBA pelo Instituto de Empresa de Madri. Gestor de Projetos pelo Coppead-UFRJ. Bacharel em Comunicação Social com foco em Marketing pela ESPM-Rio. Especialização em Autogestão pela Sociocracy For All, em Comunicação Não-Violenta e Teoria U pela Base Colaborativa, em Negócios Sociais pelo Yunus Center e em Forças de Mudança na Economia Global pela Tuck School of Business de Dartmouth.