MONTE CARLO
Transformação Cultural
DESAFIO
Promover mais integração entre as áreas, clareza sobre prioridades e uma cultura organizacional que apoie os objetivos estratégicos do negócio.
INTERVENÇÕES
Escuta ativa para perspectivas diversas do desafio
Iniciamos o trabalho com uma escuta ativa da organização: foram realizadas 25 entrevistas com lideranças, equipes e áreas estratégicas.
As narrativas colhidas revelaram padrões recorrentes de funcionamento, crenças compartilhadas e disfunções estruturais.

Mapeamento sistêmico dos padrões culturais
A partir dessas escutas, criamos um mapa sistêmico dos padrões culturais que mais influenciam o dia a dia da empresa - tanto os que fortalecem quanto os que inibem a colaboração, a eficiência e a autonomia - identificando as principais alavancas para a mudança desejada.
Prototipação da mudança
A partir das alavancas priorizadas pelo grupo, criamos hipóteses de mudança, com foco em transformar estruturas que sustentam os padrões disfuncionais.
Cada hipótese foi transformada em experimentos organizacionais de pequena escala, com o objetivo de testar novas formas de operar e colaborar. Priorizamos as hipóteses e entregamos as etapas de cada intervenção.


CONDUÇÃO

CAROL
FERNANDES
É consultora organizacional, especializada em gestão adaptativa e design de modelos operacionais para times distribuídos. É formada em Coaching Ontológico pelo Instituto Appana, em Design pela PUC-Rio, tem pós graduação em Marketing pelo IBMEC. Tem especialização em Behavioral Economics pela Universidade de Toronto X e em Design para Sustentabilidade pelo Gaia Education. Possui certificação 6Ds, metodologia internacional de Treinamento e Desenvolvimento.

ROBERTO
SCIORTINO
É consultor em desenvolvimento humano e organizacional, com foco em cultura, estratégia e liderança. Especializações em Complexidade pelo Instituto Simplexidade, em Autogestão pela Sociocracy For All, em Teoria U pelo Presencing Institute, em Comunicação Não-Violenta pela Base Colaborativa e em Negócios Sociais pelo Yunus Center. Facilitador pelo Synergy Group de NY. MBA pelo Instituto de Empresa de Madri. Gestor de Projetos pelo Coppead-UFRJ. Bacharel em Comunicação Social com foco em Marketing pela ESPM-Rio.