NATURA
Transformação cultural
DESAFIO
Fortalecer o papel estratégico da VP de Pessoas, Cultura e Organização da Natura, trabalhando agenda estratégica, liderança e comunicação para maior integração e agenciamento.
INTERVENÇÕES
Atualização das diretrizes estratégicas
Reunimos a alta liderança de Pessoas e a liderança de Planejamento, para facilitação de um entendimento coletivo do desafio da VP associado ao negócio. Como resultado, orientamos criação da Visão 2030 da VP, identificamos os valores e comportamentos que sustentarão o alcance desta Visão e nomeamos os três temas estratégicos prioritários para o período 2025-2030.

Estruturação para sustentar a transformação
Com base nestas diretrizes, desenhamos a lacuna (gap) entre o modelo operacional vigente na VP e o modelo necessário para alcançar o futuro desejado, identificando os padrões que bloqueavam o seu desenvolvimento. Conduzimos então o time à criação de artefatos (experimentos) que apoiariam o estreitamento deste gap: reuniões quinzenais, com metodologia estruturada e um squad multidisciplinar para conduzir transformação cultural.

Desenvolvimento da liderança
Por fim, atualizamos a identidade da VP, por meio da definição de sua persona, para alavancar a comunicação com as demais áreas durante o processo de transição. Além disso, promovemos o desenvolvimento dos líderes por meio de planos de ação individuais, visando fortalecer os compromissos e comportamentos que norteariam a transformação da área.

CONDUÇÃO

CAROL
FERNANDES
É consultora organizacional, especializada em gestão adaptativa e design de modelos operacionais para times distribuídos. É formada em Coaching Ontológico pelo Instituto Appana, em Design pela PUC-Rio, tem pós graduação em Marketing pelo IBMEC. Tem especialização em Behavioral Economics pela Universidade de Toronto X e em Design para Sustentabilidade pelo Gaia Education. Possui certificação 6Ds, metodologia internacional de Treinamento e Desenvolvimento.

ROBERTO
SCIORTINO
É consultor em desenvolvimento humano e organizacional, com foco em cultura, estratégia e liderança. Especializações em Complexidade pelo Instituto Simplexidade, em Autogestão pela Sociocracy For All, em Teoria U pelo Prsencing Institute, em Comunicação Não-Violenta pela Base Colaborativa e em Negócios Sociais pelo Yunus Center. Facilitador pelo Synergy Group de NY. MBA pelo Instituto de Empresa de Madri. Gestor de Projetos pelo Coppead-UFRJ. Bacharel em Comunicação Social com foco em Marketing pela ESPM-Rio.